Localização

Rua São Vicente 25 - Fidalgo, Pedro Leopoldo - MG - CEP 33.600-000 (Unidade Fidalgo).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Espeleo resgate na Lapinha

Um evento importante aconteceu no Parque do Sumidouro no feriadão: o Curso de resgate em cavernas dirigido pela equipe de Espeleo-socorro da Federação Francesa de Espeleologia. Participaram membros do Grupo Bambuí, do Espeleogrupo de Brasília, do grupo Guano, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal, funcionários do IEF  e da Vale, além de alguns escaladores disfarçados de espeleólogos.

Foram momentos de excelentes trocas de experiências entre pessoas de áreas distintas. Aqui no Abrigo Lapinha estiveram hospedados durante 5 dias Tinoco, Marquinho, Pablo e Leandro, acompanhados pela Elisaura.

Estudaram e aprenderam; participavam de atividades com maca até meia-noite, levantavam às 4 da manhã para resgatar “vítimas”, entraram na profundidade das cavernas do Baú, Tuneis e Santo Antônio, se arrastaram na lama, trabalharam quase sem comer e sem dormir… Foi um treinamento duro em condições quase reais. E a aprendizagem valeu a pena.


A biblioteca do Abrigo está incrementada com o “Manual do espeleosocorrista” que apresenta em 98 páginas todas as técnicas recomendadas pelo Espeleosocorro francês, e que conta com a experiência de aproximadamente 25 resgates em caverna por ano desde 1977.

Leandro, Pablo e Marquinho disfarçados
 

Tinoco trabalhando
Marquinho, Pablo, Tinoco e Leandro no começo do dia

A maca...
Mais fotos do interior da caverna

Tinoco...
 
A vítima foi encontrada
... e está sendo resgatada

Pablo...

No final do dia...

Café de manhã para recuperar a força

Elisaura...

Marquinho descançando

Tinoco

Um comentário:

  1. Leandro e Tinoco.... Que Saudade dos velhos tempos de escalada em MG, na época em que podiamos contar os escaladores nos dedos.. Fiquei muito tempo afastado.. de qualquer forma estou voltando agora.. espero encontrá-los..
    Abraços,
    Mozart

    ResponderExcluir