Localização

Rua São Vicente 25 - Fidalgo, Pedro Leopoldo - MG - CEP 33.600-000 (Unidade Fidalgo).

domingo, 30 de agosto de 2015

Delicias da Lapinha

Em todas as épocas do ano, nosso quintal oferece alguma fruta. Na horta sempre tem algo verde crescendo, ou alguma raiz, ou algum fruto... E nós não damos conta de consumir tudo. Por isso iniciamos a produção de molhos artesanais, aproveitando as frutas do quintal: produzidas naturalmente, crescendo com muito sol e ar limpo. O primeiro foi o chutney de manga (molho de manga com pimenta, gengibre, alho, cebola e outras especiarias). Ficou tão delicioso que nos inspirou a continuar com as próximas colheitas. Seguiram o chutney de jabuticabas (ótimo com carnes), o molho de acerola (para peixes e frutos de mar), e até a lyutenitsa, um patê de tomates, pimentão e cenoura muito consumido na Bulgária (comemos com pão). Logo depois, experimentamos fazer geleia de limão capeta e doce de abóbora com canela. Todos foram um sucesso!

E tem mais. O nosso vizinho que fazia pão aposentou e Petya não gosta de pão francês nem de pão de forma... Fazer o que... Armados com os dois fogões a lenha do Abrigo, começamos sovar e assar o nosso próprio pão... Hoje fazemos pão integral, pão com alecrim, com sal grosso, com gergelim, com casca de limão... As possibilidades de variar são infinitas, e todas muito saborosas.

Não podemos esquecer de outras delicias produzidas no Abrigo que fazem parte do nosso menu diário: iogurte natural e coalhada. Usamos somente leite integral das fazendas da Lapinha que pasteurizamos e fermentamos nós mesmos, como manda a boa tradição búlgara.

Dos ovos caipira não vamos falar, o mérito é das galinhas.... :)
Delicias da Lapinha: Molhos de manga com pimenta, jabuticaba, acerola, lyutenitsa, geleia de limão capeta e doce de abobora com canela.
Delicias da Lapinha: pão integral caseiro assado no fogão de lenha
Delicias da Lapinha: iogurte natural e coalhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário